Caracterização da enzima urease da soja
EXPERIMENTO: Caracterização da Urease da Soja
DATA: 04/06/2013 PROFESSORA: Juliana Inaba
TURMA: B
Nomes
Assinaturas
1
Jéssica Souza
2
Lorena Cioffi
3
Raphaella Oliveira Pasa
Enzimas
Enzimas são proteínas sintetizadas pelas células para a catalisação de reações químicas biológicas, sendo altamente específicas para determinados substratos. Esses catalisadores biológicos atuam na velocidade das reações químicas, porém não participam destas como um reagente ou um produto, não sendo consumidas na reação. Também são reguladoras de reações químicas.
As enzimas podem ser desnaturadas com alterações na temperatura e pH ótimos para a reação, já que fazem parte do grupo das proteínas, impedindo a ação enzimática. Após a sua desnaturação a enzima perde sua forma, não tendo mais a mesma interação com seu substrato, impedindo que sua função de catalisadora ocorra.
Considerando a ação catalítica de uma enzima, observa-se a brusca diferença entre o tamanho da enzima e de seu substrato, caracterizando a sua especificidade. O investimento energético para a síntese de uma molécula tão grande justifica-se pela obtenção de uma estrutura muito precisa, com reentrâncias de forma apropriada e com grupos químicos localizados em posições exatas para ocorrer a catálise. Na superfície da enzima existe um local que denominamos de sítio de ligação do substrato. O sítio de ligação de uma enzima é constituído por um arranjo tridimensional especial dos aminoácidos de uma determinada região da molécula, que é complementar ao formato do substrato, tendo a famosa união “chave-fechadura” da enzima com o substrato.
Mecanismo geral de catálise As enzimas aceleram a velocidade de uma reação por diminuir a energia livre de ativação da mesma, sem alterar a termodinâmica da reação, ou seja: A energia dos reagentes e produtos da reação enzimática e de sua equivalente