Enzimas
Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT
Departamento de Ciências Biológicas – DECB
Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura
Disciplina: Bioquímica Molecular
Docente: Marta Machado
RELATÓRIO SOBRE A EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA UREASE DE SOJA
Autores:
Ana Dazângela
Bruna Gabrielle
Clara Beatriz
Edmaira Lidiane
Mossoró-RN
2013
Ana Dazângela, Bruna Gabrielle, Clara Beatriz e Edmaira Lidiane
RELATÓRIO SOBRE A EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA UREASE DE SOJA
Mossoró-RN
2013
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As enzimas são catalisadores das reações dos sistemas biológicos. Possuem um extraordinário poder catalítico, frequentemente maior que aquele dos catalisadores inorgânicos. Elas apresentam um alto grau de especificidade para seus substratos, aceleram a velocidade das reações químicas e diminui a energia de ativação e funcionam em soluções aquosas sob condições moderadas de temperatura e pH.
As enzimas catalisam as centenas de reações que degradam passo a passo as moléculas dos nutrientes e sintetizam as macromoléculas biológicas a partir dos precursores simples. Por meio da ação das enzimas reguladoras, as vias metabólicas são altamente coordenadas para produzir uma interação harmoniosa entre as muitas atividades necessárias para manter a vida.
Todas as enzimas são proteínas, com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA catalítico. Muitas requerem enzimas não-protéicas ou co-fatores para sua função catalítica, e ela depende da integridade da sua conformação nativa da proteína. Se uma enzima for desnaturada ou dissociada em subunidades, a atividade catalítica é usualmente perdida. Se uma enzima é degradada em seus componentes aminoácidos, ela é sempre destruída.
Como já falado anteriormente, a principal função das