Caracterização da enzima urease da soja - Relatorio
Introdução
“A enzima urease, responsável pela hidrólise da uréia, é comum na natureza e está presente em microrganismos, plantas e animais. A urease presente nos solos é proveniente da síntese realizada por microrganismos e, provavelmente, também de origem em resíduos vegetais” (Bremner & Mulvaney, 1978; Frankenberger & Tabatabai, 1982)
A urease é a enzima catalisadora da hidrólise da uréia para dióxido de carbono e amônio, produzida por um grande número de microrganismos principalmente bactérias. Encontra-se principalmente em sementes, microorganismos e invertebrados, já nas plantas se localiza no citoplasma. A distribuição da urease tem importância relevante em vista do uso da uréia na agricultura como fertilizante e um dos fatores que podem influenciar a atividade desta enzima no solo é o uso crescente de pesticidas.
“Apesar da ampla distribuição das ureases nas plantas, pouco se sabe sobre sua função nos vegetais. A principal função da urease, em plantas, parece estar relacionada à reciclagem de nitrogênio a partir de uréia gerada externa ou internamente (Sirko e Brodzik, 2000; Follmer, 2008). A urease catalisa a conversão de uréia à amônia, que é assimilada na via de síntese de glutamina. A urease também tem importante papel na reciclagem de uréia exógena, aplicada como fertilizante” (Witte et al., 2002). (Disponível em: Acesso em 22/10/2014).
“Os ruminantes (tal como vacas e ovelhas) possuem bactérias que digerem celulose na sua pança - o primeiro compartimento do estômago - para os ajudar a digerir a dieta vegetal. Os ruminantes libertam ureia nesta região do estômago, constituindo a ureia uma excelente fonte de azoto para o crescimento de bactérias. Para captar o azoto, as bactérias segregam urease para decompor a ureia. Eventualmente, os animais digerem a massa de bactérias.”( Disponível em: http://www.scienceinschool.org/print/957 Acesso em 22/10/2014).
O objetivo desta aula prática é demonstrar a