IMPACTOS CAUSADOS PELA DROGA
USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NO ÂMBITO FAMILIAR-SP
Anteprojeto de Pesquisa Científica realizado como exigência parcial para aprovação no curso de pedagogia da FACULDADE PROGRESSO na Disciplina Metódos e Técnicas de Pesquisa
Guarulhos
2013
Entende-se que a adolescência é uma fase conflituosa da vida devido ás transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, a vontade de conhecer experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas próprias decisões.
É o momento em que o adolescente procura a sua identidade, não mais baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o grupo social no qual esta inserindo principalmente o grupo de amigos.
A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem.
Ao descobrirem que o filho adolescente está usando drogas, alguns pais tendem a se sentirem culpados questionando-se onde erraram na educação do filho, o motivo de tal fato estar acontecendo com eles que nunca deixaram de falar nada em casa. Outros pais buscam a internação de seus filhos esperando o método de cura imediata. Há alguns que recebem a notícia acusando o grupo social a qual o filho pertence.
Muitas das causas que leva um adolescente a usar drogas, a solidão, a falta de formação, as más companhias, as decepções, os desentendimentos com os pais e outros desconfortos de uma sociedade injusta e excludente. Nesta situação, as drogas podem se apresentar ao adolescente como a solução dos problemas que o aflige.
A doença, de fato, isola das pessoas, a não ser que precise delas para conseguir delas para conseguir a droga. Transforma os usuários em pessoas