Projeto De Interven O 1
Este projeto de intervenção será executado no município de Juazeiro– BA no CAPS da referida cidade, o problema com as drogas vem aumentando na região e trazendo inúmeras preocupações tanto para a área social gerando o tráfico e a violência, quanto para a área da saúde.
O público alvo do CAPS são as pessoas com problemas mentais, nesse sentido atende tanto as pessoas que nasceram ou contraíram estes problemas de causas naturais quanto aqueles que se encontram adoecidos por conta do uso de substâncias psicoativas.
Por se tratar de um serviço especializado, todo indivíduo que é atendido no CAPS deve, preferencialmente, ter passado por um serviço de Atenção Básica (Equipes de Saúde da Família), já que grande parte dos sofrimentos mentais podem ser acompanhados nas próprias Equipes de Saúde da Família.
Este projeto busca tratar os dependentes químicos atendidos pelo CAPS, fortalecendo os vínculos afetivos entre os usuários de drogas e suas famílias, pois a boa convivência em família é um fator de proteção muito importante
Percebe - se que a maioria das pessoas que se tornam dependente das drogas possuem uma família desestruturada e desarmônica, na maioria das vezes com os vínculos familiares rompidos, e a falta de apoio dos familiares acaba sendo um fator determinante para a sua permanência no mundo das drogas.
1-OBJETIVO GERAL
Fortalecer os vínculos entre os dependentes químicos atendidos no CAPS de Irecê – BA e seus respectivos familiares.
2. – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Público alvo
I – disponibilizar serviços sociais e psicológicos aos familiares dos dependentes químicos.
II - sensibilizar essas famílias sobre a importância da sua participação no tratamento e na reabilitação dos dependentes químicos.
III - capacitar os dependentes químicos e seus familiares para que os mesmos aprendam a lhe dar com a problemática das drogas.
Este projeto de intervenção é destinado aos dependentes químicos que estão