Caracteres Quantitativos Conceito
Características qualitativas são consideradas variáveis discretas, isto é, aparecem nas populações em algumas poucas variações do fenótipo. Um aspecto muito importante é que estas características qualitativas são controladas por um ou por pouco genes. Por serem controladas por um ou poucos genes (genótipos discretos) é que se têm poucas classes fenotípicas (poucos fenótipos). Outro aspecto muito importante usado para esta classificação das características é com relação à influência que o ambiente exerce sobre o fenótipo resultante. É de consenso geral que para uma característica (fenótipo) qualitativa a influência do ambiente é pequena. Isto também contribui para que o número de classes fenotípicas seja pequeno. Baseado nestes aspectos se diz que uma característica qualitativa possui uma alta herdabilidade (representada por h2). Comentamos este conceito no artigo passado, mas vale a pena relembrar: esta medida genética é a relação entre a variância genotípica e a variância fenotípica para a característica em questão, ou, em outras palavras, o quanto da variação fenotípica que se observa é resultado da variação genética (ou dos diferentes genótipos para a característica que se está analisando).
Exemplos: Em gado, por exemplo, a falta de chifres (animal mocho) é um fenótipo selecionado para algumas raças, ou mesmo aves de penugem branca são mais desejáveis, pois penas escuras podem deixar marcas na pele, o que causa um aspecto indesejável quando da remoção das mesmas.
MARIA... COMO TU SÓ PEDIU O QUE ERA CARACTERES QUALITATIVAS E EXEMPLOS, NÃO FICO ALGO TÃÃO EXTENSO, NO MAIS ACHO Q ERA ISSO...
SERIA INTERESSANTE COLOCAR ESSE ESQUEMA É FÁCIL DE EXPLICAR :D