Genetica Quantitativa TRABALHO
CURSO SUPERIOR EM AGRONOMIA
ALAN ALVINO FACÃO ZOOCA
NATAN VENTURINI RIZZI
GENÉTICA QUANTITATIVA
Colatina
2014
ALAN ALVINO FACÃO ZOOCA
NATAN VENTURINI RIZZI
GENÉTICA QUANTITATIVA
Trabalho, apresentado à disciplina de Genética, do curso de Graduação em Agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção de créditos.
Professor: Eduardo Rezende Galvão
Colatina
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERES QUANTITATIVOS E HERANÇA POLIGÊNICA 4
3 EFEITO AMBIENTAL E GENÉTICO NA GENÉTICA QUANTITATIVA 5
4 TIPOS DE AÇÕES GÊNICAS 6
4.1 AÇÃO ADITIVA 6
4.2 AÇÃO DE DOMINÂNCIA 6
4.3 AÇÃO DE SOBREDOMINÂNCIA 6
4.4 AÇÃO EPISTÁTICA 6
5 CONCEITO EM GENÉTICA QUANTITATIVA 7
6 COMPONENTES DA VARIÂNCIA GENÉTICA 7
6.1 VARIÂNCIA AMBIENTAL (VE) 7
6.2 VARIÂNCIA GENÉTICA (VG) 8
7 HERDABILIDADE 8
7.1 VARIAÇÃO DA HERDABILIDADE 8
8 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIA 11
1 INTRODUÇÃO A genética quantitativa é a parte da genética que estuda as características quantitativas, enfatizando sua herança e os componentes determinantes de sua variação. As características quantitativas são controladas por vários genes, cada um com efeitos relativamente pequenos e são muito influenciadas pelo ambiente, apresentando variações contínuas dentro das populações. Em geral, a maioria das características de importância econômica são quantitativas. Como exemplo podem ser citadas as características: peso aos 42 dias de idade, conversão alimentar, rendimento de carcaça, entre outras.
A herança quantitativa é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. É fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes.