Gestão de pessoal
A administração é practicada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos.
A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los.
É portanto verdade que, todas as instituições devem preocupar-se com os processos de planeamento, organização, direcção e controlo, não só dos recursos materiais e financeiros afectos a organização,como também dos recursos humanos, estes que são considerados o garante da procecussão dos obectivos pré-estabelecidos pela gestão da empresa.
Administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da ciência da administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade.
1 Formulação do problema
O sucesso de um administrador, no geral, de recursos humanos, no particular, na vida profissional não está inteiramente relacionado a aquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas.
Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de personalidade bem como ao modo pessoal de agir de cada um.
O conhecimento tecnológico da administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades; porém, encaixa-se sempre a dúvida: até que ponto tais habilidades do administrador de recursos humanos, associados aos conhecimentos adquiridos por sí durante a sua formação, são efectivamente o garante para o sucesso de sua função? Haverá outros condicionalismos associados ao seu sucesso?
2 Justificativa
A aceitação do grupo aceitar o desafio de escrever e apresentar o presente tema durante a aula de Gestão de Pessoal, na Universidade São Tomás