captação de talentos
(Entrevista Por Competências)
Como Entrevistar e Contratar Melhor
MATERIAL DE APOIO
A GUERRA PELO TALENTO
De acordo com um estudo de um ano conduzido pela McKinsey & Co., uma consultoria americana, o qual envolveu 77 empresas e quase 6.000 gerentes e executivos, o mais importante recurso corporativo dos próximos 20 anos será o talento: executivos inteligentes, sofisticados, conhecedores de tecnologia, globalmente astutos e operacionalmente ágeis.
A medida em que a procura pelo talento aumenta, a oferta diminui.
O resultado desta tendência é que a busca pelos melhores e mais brilhantes talentos tem se tornado uma batalha cara e constante, sem previsão de término.
As empresas tem de criar processos de contratação mais imaginativos e se esforçar mais até mesmo para segurar seus melhores funcionários.
De acordo com o estudo McKinsey:
Na última década o TALENTO se tornou mais importante que o capital, a estratégia ou que Pesquisa & Desenvolvimento.
Para muitas empresas isto quer dizer que PESSOAS são a principal fonte de vantagem competitiva.
Pessoas de talento dentro do tipo certo de cultura, têm melhores idéias, executam melhor essas idéias e até desenvolvem melhor outras pessoas.
EM RESUMO
“O talento gerencial superior realmente faz diferença no desempenho da empresa - e pode ser a mais viável das vantagens competitivas.”
A ORGANIZAÇÃO QUE FAZ TOPGRADING
Levar vantagem sobre os concorrentes no que diz respeito a talento, deve ser uma das principais prioridades de todos os gerentes.
Temos de nos perguntar: “O talento em nossa Empresa/Divisão/Departamento/Grupo de Trabalho está aumentando ou diminuindo o valor das ações dos investidores no mercado?”
Bradford Smart e Geoffrey Smart da Smart and Associates, uma firma de consultoria sediada em Chicago, criaram o termo “topgrading” para descrever a prática de:
não só encontrar,