Relatório Aula Prática acionamentos
O relatório tem o intuito de explicar todo o circuito montado em sala de aula sobre a experiência 2. Envolvendo a velocidade do motor x características da carga.
Circuito Atenuador Duplo (Placa: U-151)
A função do circuito atenuador é diminuir a amplitude do sinal de entrada quando esse possuir um valor excessivo que possa causar algum dano a peculiaridade de tal sinal, ou seja, quando puder produzir alguma distorção.
O circuito atenuador pode reduzir o valor do sinal de entrada, geralmente, em 10, 100 ou 1000, vezes.
A atuação do atenuador está sujeito a uma chave seletora em que dependendo da posição em que estiver uma determinada atenuação será dada ao sinal de entrada. No caso o atenuador usado na experiência 2 essa variação do ajuste é feito variando um circuito semelhante a um potenciômetro. Normalmente, a atenuação do sinal é feita por divisores de tensão.
Circuito Pré-Amplificador – Ganho: 20dB (Placa: U-153) O pré-amplificador é uma etapa amplificadora de tensão, que afeta diretamente o amplificador final, pois estão acoplados diretamente, através de uma seção de filtros ou seção corretora.
O sinal, ao sair do seguidor catódico, aparece nos terminais do potenciômetro de ganho vertical, dependendo da posição do cursor deste potenciômetro, obtém-se uma maior ou menor amplificação do sinal.
Uma característica que se deve levar em conta ao se projetar um pré-amplificador e o seu ganho que deve ser elevado.
Drive Amplificador do Motor – Ganho: 0dB (Placa: U-154)
O op-amp fornece alta impedância de entrada, por isso atrai pouca corrente da tensão de controle de entrada analógica. O op-amp também funciona para manter a tensão na sua entrada inversora (o terminal -) igual à tensão de controle na entrada não inversora (terminal +). Em outras palavras, a tensão através do motor deve ser igual à tensão de controle. O op-amp não pode fornecer corrente suficiente para acionar o motor, por isso usamos transistores para aumentar a