capitalização
Leonardo Cezar Rocha Neves (*)
INTRODUÇÃO
Para dar conta do tema Capitalização Contínua, tópico tão necessário a disciplina de Engenharia Econômica .,organizei os assuntos da seguinte forma: inicialmente indico os aspectos da sua utilização em diferentes contextos,tais como, projetos industriais,projetos florestais,de mineração ,pecuária e de exploração e produção de petróleo . Posteriormente apresento os conceitos de capitalização contínua e discreta. Abordo em seguida o elemento matemático fundamental da capitalização contínua ,o número de Euler ,“e”. Mais adiante, focalizo a estranheza da omissão ou da superficialidade em que o tema é tratado na literatura atual da matemática financeira.
1- CONHECENDO A SUA UTILIZAÇÃO
Teoricamente, dentre os diferentes assuntos que são próprios da matemática financeira ,um deles é a capitalização contínua . Pragmaticamente , situações encontradas na formação da receita em certos projetos, tais como: exploração de recursos da natureza,notadamente na zoologia , botânica e mineração ;também em processos industriais e de prestação de serviços entre outros. Os valores obtidos ,são transformados em fluxos constantes referentes as quantidades ou volumes gerados nestes projetos .Estes não são pontuais mas se dão de maneira contínua ao longo do seu desenvolvimento segundo uma distribuição uniforme .
Por exemplo, a vazão de um poço de petróleo ou gás natural, a taxa de crescimento do volume de material lenhoso numa plantação de espécies(eucalipto;pinus etc.), a taxa de reprodução de espécies na biologia animal. etc . São variáveis que devem ser quantificadas através do emprego dataxa instantânea para se estimar a oferta (produção ) e consequentemente a receita do projeto. Penso que a face encoberta da capitalização contínua está na área de ativos financeiros notadamente no mercado especulativo de opções e derivativos
2 – ABORDAGEM CONCEITUAL
Quando se fala em capitalização