Capitalização
Como surgiu a Capitalização
A Capitalização foi idealizada em 1850 por Paulo Viget, diretor de uma cooperativa de minérios da França, cujo objetivo era proporcionar auxílio financeiro aos sócios, por meio de suas próprias poupanças. O sistema era baseado em contribuições mensais, visando à constituição de um capital garantido, pago ao fim do prazo previamente estipulado ou, antecipadamente, através de sorteio. No inicio do século XX, a Capitalização tomou um grande impulso na França e, de lá, difundiu-se através dos países de origem latina. As atividades no setor de Capitalização surgiram no Brasil em 1929, tomando grande impulso na década de 30.
O que é Capitalização
Do ponto de vista das finanças, Capitalização é o processo de aplicação de uma importância a uma determinada taxa de juros e de seu crescimento por força da incorporação desses mesmos juros à quantia inicialmente aplicada. No sentido particular do termo Capitalização é uma combinação de economia programada e sorteio, sendo que o conceito financeiro acima exposto aplica-se apenas ao componente “economia programada”, cabendo ao componente lotérico o papel de poder antecipar, a qualquer tempo, o recebimento da quantia que se pretende economizar ou de um múltiplo dela de conformidade com o plano. É um instrumento financeiro com capacidade de criar o habito de guardar, de uma única vez ou em parcelas mensais ou periodicamente, uma parte da renda familiar.
Plano de Capitalização
É o conjunto de elementos que dão forma ao titulo, são as condições que caracterizam um produto e os diferenciam entre si.
Titulo de Capitalização
É um titulo de credito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.
Órgão que normatiza os títulos de capitalização
SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é órgão que normatiza os títulos de capitalização. Sua função é estabelecer um