acordo ortográfico
Linguagem e Direito – 1º Período - Professora Maureen
ACORDO ORTOGRÁFICO
O atual Acordo Ortográfico foi aprovado em dezembro de 1990, por sete países que falam a Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Em 2004, Timor Leste, após a independência da Indonésia, também aderiu ao acordo.
Este acordo passou a vigorar depois da ratificação de três países, o que foi conseguido em 2006. No Brasil ele entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009, mas será levada em consideração a norma antiga até 1º de janeiro de 2016. Segundo o Ministério da Educação, o acordo ampliará a cooperação internacional entre os oito países ao Estabelecer uma grafia oficial única do idioma. A medida também deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e a divulgação mais abrangente da língua e da literatura. O que foi reformulado:
1. ALFABETO: Reintegradas as letras K,W,Y. Agora o nosso alfabeto passa a ter 26 letras. (a,b,c,d,e,f,g,h,i,.j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,w,x,y,z)
2. TREMA: Deixa de existir, a não ser em nomes próprios estrangeiros e seus derivados.
3. TRANSLINEAÇÃO: Na mudança de linha, quando a partição de uma palavra composta ou de uma combinação de palavras em que há hífen coincide com o final de um dos elementos ou membros, deve-se repetir o hífen no início da linha imediata. VICE-
- ALMIRANTE.
4. NÃO LEVAM ACENTO CIRCUNFLEXO:
a. Terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou subjuntivo dos verbos crê, dar, ler e ver e seus correspondentes compostos. ELE CRÊ – ELES CREEM.
b. As palavras terminadas em OO – VOO.
5. NÃO LEVAM ACENTO AGUDO:
a. Os ditongos EI e OI da sílaba tônica das palavras paroxítonas: ASSEMBLEIA – IDEIA.
b. O I e o U tônicos das palavras paroxítonas quando precedidos de ditongos: BAIUCA – FEIURA.