Acordo ortografico
São Luis 13 de março 2013
Aluna – Valéria Cecilia Lisboa Mendes Serie – Supletivo
Trabalho de Gramática
°Acordo Ortográfico° * Faça uma pesquisa sobre o Acordo Ortográfico
O Decreto Nº 6.583, 29 de Setembro de 2008 em vigor na data de sua publicação, que instituiu o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em 12 de Outubro de 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa,
Academia Brasileira de Letras e pelos demais países Angola, Cabo-Verde, Guiné-
Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. No Brasil, considera-se um passo importante e essencial para Língua Portuguesa, para o seu reconhecimento internacional, principalmente para ser incluído, como língua oficial das Organizações das Nações Unidas (ONU). Além de favorecer ao intercâmbio cultural entre os países que falam e escrevem o mesmo idioma.
* Países que falam a Língua Portuguesa
Brasil, Moçambique, Angola,Portugal,Guiné-Bissau,Timor-leste,Guiné Equatorial,Cabo Verde,São Tomé e Príncipe,Macau.
* A importância do Acordo Ortográfico
Esse acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se apenas à língua escrita, não comprometendo nenhum aspecto da língua falada. Com essa unificação de grafias, espera-se que o português — hoje falado por aproximadamente 230 milhões de pessoas em todo o mundo e língua oficial de trabalho em mais de uma dúzia de organizações mundiais — ganhe ainda mais importância nos fóruns internacionais e tenha o seu uso facilitado por editoras e instuições de vários continentes.
* Quais os benefícios do Acordo Ortográfico para os países Lusófonos?
Este acordo irá trazer vantagens óbvias para cerca de 250 milhões de pessoas da comunidade lusófona, pois, irá uniformalizar muito mais a língua o que levará a um maior desenvolvimento politico internacional da mesma, o que do ponto de vista estratégico afirmará a língua nos países da CPLP.