Capital humano modelo de gestão
Trata se de um artigo teórico, que discute a valorização humana dentro das empresas...
Ele explica que no passado, para você ser um bom funcionário e bem-sucedido no seu serviço bastava saber administrar corretamente os recursos naturais.
Pois antes eles não agregavam valor ao capital humano, mas sim acreditavam que o capital financeiro era o que movia as empresas, Ao passar do tempo vários modelos de gestão foram desenvolvidos, e com eles foram se identificando a necessidade de usar o conhecimento humano como uma grande vantagem competitiva, podemos então compreender a gestão por competências como o melhor modelo de gestão para se identificar e estimular tais conhecimentos.
Começou então se exigir mais dos funcionários, não se basta mais o funcionário saber apenas administrar corretamente os recursos naturais, mas sim ter qualificação e capacidade para aplicar seus conhecimentos na organização visando o crescimento da mesma.
.O autor cita no artigo Drucker que identificou um novo grupo no mercado os dos trabalhadores do conhecimento os mesmo possuem todas essas exigências e dominam o mercado, pois contribuem de forma insubistituivel na empresa.
As empresas devem valorizar esses trabalhadores capacitando, reconhecendo, compensando e envolvendo esses na organização. Desenvolvendo e estimulando o aprendizado, investindo assim na competência pessoal de que necessita ,dessa forma promovendo uma junção das competências organizacionais com as pessoais.
Toda empresa deve ter seu diferencial. Para isso, cada uma deve adotar seu modelo de gestão visando a originalidade, desempenho, competitividade no mercado, mas priozando sempre o seu capital humano como fonte de benefícios e lucros para a organização.
Fonte Revisat de Psicologia. Vol. 13, Nº 19 ano 2010 P 187-198.
Principal autor: Drucker Peter