Capacidade Térmica Mássica
Questão 1.
Que significa dizer qua capacidade térmica mássica do alumínio é 900 J kg-1 K-1 ?
Resposta: Significa que é necessário o fornecimento de energia no valor de 900 J para ocorra um aumento de temperatura de 1K numa amostra de alumínio com 1kg.
Questão 2.
Se fornecermos a mesma quantidade de energia a dois blocos com a mesma massa, um alumínio e outro de cobre (CAL = 900 J kg-1 K-1 , Ccu = 385 J kg-1 K-1), qual deles sofrerá maior elevação de temperatura? Justifique.
Resposta: Sofrerá uma maior elevação de temperatura o bloco de cobre, pois este é portador de uma capacidade térmica mássica menor, e por isso é menor a energia necessária para que ocorra o aumento de 1 grau kelvin. Como o bloco de alumínio é portador de uma capacidade térmica mássica maior, este vai necessitar de uma maior quantidade de energia para que ocorra o aumento de 1 grau kelvin, assim enquanto estes expostos a uma mesma energia, o cobre sofrerá uma maior elevação de temperatura, pois a energia que é necessário para que isto ocorra é bastante menor à do alumínio.
Questão 3.
Se os blocos anteriores forem aquecidos com a mesma fonte de energia, até sofrerem a mesma elevação de temperatura, qual deles demorará mais tempo a aquecer? Justifique.
Resposta: Demorará mais tempo a aquecer o bloco de alumínio pois este é portador de uma maior capacidade térmica mássica, ou seja, a energia que esse necessita para o aumento de 1 grau kelvin é maior, precisando assim de um maior período tempo para que aumento se dê em comparação com o bloco de cobre pois é necessária uma menor energia fornecida para que acontece o mesmo aumento, levará portanto também um menor período de tempo.
Questão 4.
Se aquecermos uma massa igual de água e azeite fornecendo a mesma quantidade de energia, verificaremos que o azeite atinge uma temperatura superior à da água. Qual destas substâncias tem maior capacidade térmica mássica? Justifique.
Resposta: Tem maior