relatório capacidade termica mássica
Atividade Laboratorial
“Determinação da Capacidade Térmica Mássica da Água”
Trabalho realizado por Miguel Sousa, Rúben Amorim e Joana Dantas.
Objetivo
Com esta atividade prática pretendemos determinar a capacidade térmica mássica da água, utilizando uma placa de aquecimento.
Introdução
A capacidade térmica mássica é uma propriedade das substâncias que mede a capacidade da substância para absorver energia térmica. No Sistema Internacional, a capacidade térmica mássica define-se como sendo a energia térmica que é necessário fornecer a um quilograma de massa de uma substância para lhe elevar a temperatura um kelvin. A unidade S.I é J kg-1K-1.
Quanto maior for a capacidade térmica mássica de uma substância tanto maior será a quantidade de energia que é necessário fornecer para lhe elevar a temperatura, ou tanto maior será a energia que liberta quando baixar a temperatura.
O quadro seguinte apresenta os valores da capacidade térmica mássica de algumas substâncias.
Podemos verificar que a água tem um valor muito grande de capacidade térmica mássica.
Matematicamente a capacidade térmica mássica pode ser calculada por:
Em que c representa a capacidade térmica mássica, Q a quantidade de calor transferida, m a massa de substância e ∆θ a variação da temperatura.
Se se quiser calcular a quantidade de energia térmica que uma dada massa de substância perde ou recebe, quando a sua temperatura varia, pode usar-se a expressão:
A capacidade térmica mássica da água pode ser calculada com recurso a uma fonte de aquecimento. Se conhecermos a potência útil, a capacidade térmica mássica pode ser calculada a partir da expressão:
Em que P representa a potência útil do aquecimento, m a massa da substância, c a capacidade térmica mássica, ∆θ a variação de temperatura e ∆t o intervalo de tempo que demora o aquecimento. É esta expressão que iremos usar no nosso trabalho para calcular a capacidade térmica mássica da água.
Materiais
- Fonte de alimentação;
-