10CapacidadeT RmicaM Ssica
1379 palavras
6 páginas
Ano Letivo 2012/2013Física e Química A
Capacidade térmica mássica
Cartaxo, 29 de maio de 2013
Trabalho realizado por:
Mariana Sousa nº19
Pedro Henriques nº22
Sofia Joanico nº27
10ºA
Índice
Introdução 3
Protocolo experimental 5
Cálculos/Resultados Discussão de resultados/Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
A capacidade térmica mássica é uma grandeza física dada pelo quociente entre o calor fornecido por unidade de massa de uma substância e a sua elevação de temperatura, isto é, corresponde à energia que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância, para que a sua temperatura se eleve de um grau.
Esta grandeza física representa-se pela letra c e no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) exprime-se em (J/ (kg ´ K)), em que J representa joule (unidadeS.I. de energia), kg representa quilograma (unidade S.I. de massa) e K representa Kelvin (unidade S.I. de temperatura), contudo nesta experiência foi usada a temperatura em graus Celsius uma vez que a variação será sempre a mesma. No entanto, na prática, também é muito usual exprimir-se a capacidade térmica mássica em (cal/ (g ´ ºC)), em que cal representa calorias, g, gramas e ºC, graus Celsius.
Para realizar o cálculo da capacidade térmica supôs-se que toda a energia transferida pela resistência chegou integralmente ao bloco metálico, não existindo por isso dissipações de energia.
A determinação da capacidade térmica mássica é de