O Conceito De Meio Ambiente Vai Além Da Ideia Comumente Concebida
Cultura é o conjunto de características e manifestações sociais que definem um grupo de pessoas ao longo do tempo. Dessa forma, no meio ambiente cultural constam elementos tanto imateriais como materiais, dentre eles podemos citar documentos históricos, música, literatura, línguas, dança e etc.
Meio Ambiente Cultural
O meio ambiente cultural ganhou destaque nos últimos anos e existem cada vez mais incentivos para a sua preservação, normalmente, para designar um bem de certa cultura regional é utilizado o termo patrimônio cultural. Nesse sentido, os bens de ordem física ganham destaque, abrangendo no geral obras de arquitetura.
Os bens culturais de uma sociedade são importantes para o estudo e formação da identidade de um povo, pertencendo a todos habitantes da sociedade em questão. No Brasil, a Constituição de 1988 já previa a proteção meio ambiente cultural nacional, delegando ao Pode Público atividades como registros, desapropriações, vigilância e tombamentos. O último termo refere-se a uma medida administrativa que pode ser realizada pelo IPHAN (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de competência federal ou por órgãos dos municípios.
Meio Ambiente Cultural
Ainda de acordo com a Constituição do Brasil, toda o conjunto de obras e bens de valores culturais dentro do meio ambiente fazem parte da competência comum, ou seja, pertencem a todos os habitantes legais da federação.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desenvolve, entre outras atividades, a preservação do patrimônio cultural, bem como das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção de matérias de