capacidade térmica mássica
Física e Química A
Atividade Laboratorial sobre a capacidade térmica mássica (c)
Imagem nº1- Fórmula que determina a energia fornecida
Ribeira Grande, 16 de Abril de 2013
Objetivos
Na presente experiência laboratorial temos como objetivo responder às seguintes duas questões, “Porque razão no verão a areia escalda e a água não?” e “Porque razão os clímas marítimos são mais amenos do que os continentais?”, para isso, tivemos que montar um circuito de modo a podermos iniciar a nossa atividade laboratorial, de modo a medir a energia transferida pela fonte de tensão para o cilindro e a energia recebida pelo cilindro (que se manifesta no seu aumento de temperatura).
Introdução Teórica
A capacidade térmica mássica é uma grandeza física dada pelo quociente entre o calor fornecido por unidade de massa de uma substância e a sua elevação de temperatura, isto é, a quantidade de energia que é necessária fornecer à unidade de massa da substância, para que a sua temperatura se eleve um grau. Esta grandeza física representa-se pela letra c e no Sistema Internacional (S.I.) exprime-se em {J/(Kg/k)}. A determinação da capacidade térmica mássica é de grande importância, uma vez que possibilita a determinação da quantidade de energia que é fornecida por cada unidade de massa, quando a temperatura se eleva um grau.O Amperímetro (A) é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor. A unidade usada é o Ampére.O Voltímetro (V) é um aparelho utilizado para medir a diferença de potencial. A unidade usada é o volt.
A água possui um valor de capacidade térmica mássica muito elevado (4180{J/(Kg/k)}), quando comparado com outras substâncias.Isto significa que ela tem de receber muita energia sob a forma de calor para que aqueça um grau e também tem que libertar muita energia sob a forma