crepolitos
320 palavras
2 páginas
Escola Básica e Secundária de VelasAtividade Prático-Laboratorial 1.3
Determinação de Constantes Físicas
Relatório Científico para a Disciplina de Física e Química A
Guilherme Bettencourt nº6
10ºano turma A
Velas,
20/11/2012, Ano letivo 2012/2013
Índice
Questões Problema
“Porque é que no verão a areia fica escaldante e a água do mar não?”
“Porque é que os climas marítimos são mais amenos que os continentais?”
Registo de Observações/Resutados
Análise de Resultados/Conclusão
Questões Pré-laboratoriais
1- Que significa dizer que a capacidade térmica mássica do alumínio é X J kg-1K-1?
R: É quantidade de energia que é necessária fornecer a 1kg de alumínio para elevar a sua temperatura 1 Kelvin.
2- Se fornecer a mesma quantidade de energia a dois blocos com a mesma massa, um de alumínio a outro de cobre, qual deles sofrerá maior elevação de temperatura? Justifique.
R: O de cobre sofrerá maior elevação de temperatura devido a possuir uma capacidade térmica mássica mais baixa que a do alumínio, logo, necessita de menos quantidade de energia para elevar a sua temperatura.
3- Se os dois blocos anteriores forem aquecidos com a mesma fonte de energia, até sofrerem a mesma elevação de temperatura, qual deles demorará mais tempo a aquecer? Justifique.
R: O alumínio demorará mais tempo a aquecer devido a possuir uma capacidade térmica mássica mais elevada que a do cobre, logo, necessita de mais energia para elevar a sua temperatura demorando assim mais tempo.
4- Como se pode calcular a capacidade térmica mássica de uma substância constituinte de um corpo a partir da quantidade de energia por ele recebida? Que outras grandezas são necessárias?
R: Mede-se a massa do corpo através da balança e mede-se a sua temperatura inicial e final da qual a subtração irá dar a variação da temperatura. Depois utiliza-se estes dados para resolver a formula de onde irá