viscosidade
Atualmente, o câncer é o motivo de uma em cada quatro mortes e mais da metade da população ainda vai ser diagnosticada por algum tipo de câncer durante algum momento de sua vida. Geralmente, a causa do câncer é uma mistura de componentes externos, tais como fatores ambientais, com fatores internos, tais como alterações genéticas que ocorrem em nossos tecidos.
Basicamente, uma característica do câncer sólido é o crescimento celular incontrolado, levando a uma massa celular denominada neoplasia, popularmente conhecida como tumor. A formação desses tumores se da através da tumorigenese.
Os tumores são classificados de acordo com o tipo de tecido em que eles surgem. Os principais são encontrados nos seguintes tecidos:
Tecido Epitelial – carcinomas
Tecido Conjuntivo – sarcomas
Tecido Linfático – linfomas
Células da glia e sistema nervoso central – gliomas
Órgãos hematopoieticos – leucemias
Causas do Câncer
Considerações Genéticas
Alterações genéticas nos sistemas regulatorios da célula são a base primaria da carcinogenese. A maioria dos eventos genéticos que causam câncer ocorre ao longo da vida do individuo nos seus tecidos somáticos. A freqüência destes eventos pode ser alterada por exposição a mutagenicos, estabelecendo assim uma ligação aos carcinogenos do meio ambiente. Também é possível que mutações de predisposição ao câncer ocorram nas células da linhagem germinativa. Isso resulta em transmissão dos genes causadores de câncer de uma geração para a outra, produzindo famílias que tem alta freqüência de cânceres específicos. A herança de um gene danificado pode gerar câncer.
A causa básica do câncer é o dano a genes específicos. Geralmente, mutações nestes genes se acumulam em células somáticas ao longo dos anos, ate que a célula perde um numero critico de mecanismos de controle de crescimento e inicia um tumor. Se o dano ocorrer nas células da linhagem germinativa, porém, uma forma alterada de um destes genes será