Cap Tulo I
Capítulo I – Pavimentação
O pavimento é estrutura projetada para suportar impactos provocados pelo trafego de veículos automotores pelas variações climáticas e pelas chuvas, oferecendo, assim condições de conforto e segurança aos usuários.
O pavimento é uma superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentados sobre um semi- espaço considerado como infinito (infra- estrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito.
As condições inadequadas dos pavimentos ocasionam aumento em custos operacionais, repassados aos custos dos produtos. Existe um consenso de que esta realidade torna os produtos nacionais menos competitivos no mercado interno e externo, além de criar uma situação econômica insustentável. O estado de conservação dos pavimentos resulta em aumento em custos operacionais de transporte, os quais são repassados aos produtos e, consequentemente, ao consumidor final.
O pavimento flexível é o pavimento em que todas as camadas sobrem deformação elástica sob o carregamento aplicado, e portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.
Os principais materiais constituintes são, material asfáltico, agregado graúdo, e agregado miúdo (Bianchi, Brito, Castro, 2008)
O pavimento rígido consiste no revestimento que possui uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado.
Dentre os materiais constituintes do asfalto rígidos, são: Cimento Portland, Agregado Graúdo (Brita), Agregado Miúdo (Areia), água tratada, aditivos químicos, fibras (plástico ou aço) selante de juntas (moldado), material de enchimento de juntas (fibras ou borracha), aço. (Bianchi, Brito Castro, 2008)
Capitulo II - Os Asfaltos no Brasil
O asfalto refinado do petróleo é utilizado nos diversos ramos da Engenharia Civil. A principal fonte de asfaltos é o petróleo, através do processo de refino. Existem,