CENTRO UNIVERSIT RIO DO TRI NGULO
EMMANUEL NASCIMENTO CAMARGOS
PRINCIPAIS PATOLOGIAS: SÍNDROME DE DOWN, SÍNDROME DE RETT, SÍNDROME DE WEST, SÍNDORME DE PRADER-WILLI E AUTISMO
UBERLÂNDIA – MG
2015
EMMANUEL NASCIMENTO CAMARGOS
PRINCIPAIS PATOLOGIAS: SÍNDROME DE DOWN, SÍNDROME DE RETT, SÍNDROME DE WEST, SÍNDORME DE PRADER-WILLI E AUTISMO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Triângulo, como parte da exigência de conclusão da disciplina de Educação Física
Adaptada do 1° semestre de 2015 do curso de Educação Física.
Orientadora: Valéria
UBERLÂNDIA
2015
1 – Síndrome de Down
Conceito
A síndrome de Down é uma ocorrência genética natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais. É a alteração genética mais comum, sendo registrada aproximadamente em 1 em cada 700 nascimentos. Não é correto dizer que uma pessoa sofre de, é vítima de, padece ou é acometida por síndrome de Down. O correto seria dizer que a pessoa tem ou nasceu com a síndrome de Down. A síndrome de Does também não é contagiosa.
Características
As três principais características da síndrome de Down são:
- A hipotonia (Flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
- O comportamento intelectual ( a pessoa aprende mais devagar);
- O fenótipo( aparência física)
Algumas características físicas são: olhos amendoados, uma linha única na palma de uma ou das duas mãos, dedos curtinhos, entre outros. Mas apesar da aparência por vezes comum entre pessoas com síndrome de Down, é preciso lembrar que o que caracteriza mesmo o indivíduo é sua carga genética familiar, o que faz com que seja parecido com seus pais e irmãos.
Outra característica frequente é a microcefalia, um reduzido peso e tamanho do cérebro. O progresso na aprendizagem é também tipicamente afetado por doenças e deficiências motoras, como doenças infecciosas recorrentes, problemas no coração, problemas na visão (miopia, astigmatismo ou estrabismo ou/e na audição.
Tipos
Há 3 tipos principais de