Centro Universit rio Tri ngulo
Curso: Direito
Disciplina: Introdução ao Pensamento Filosófico 1 período
Professor: José Horácio Santana
Integrantes: Amanda Paes, Amanda Nascimento, Giovanna Machado, Ana Vitória Gouveia
1- Como o autor caracteriza a “passagem” cultural da idade média para a modernidade, a qual coincide com a “descoberta” do brasil? Estabeleça alguma relação com as mudanças culturais nos últimos tempos – o que significa dizer: “não estamos vivendo uma época de mudanças. Estamos vivendo, hoje, uma mudança de época”?
R: O autor caracteriza a passagem cultural da idade média para idade moderna, afirmando que a “passagem” diria que não estamos vivendo uma época de mudança, e sim uma mudança de época a qual coincide com a descoberta do Brasil, quando o ocidente passou do período medieval para o período moderno, a pintura de Michelangelo na Capela sistina expressa essa chegada de um tempo em que o conhecimento, a epistemologia, se desloca de uma perspectiva teocêntrica para uma perspectiva antropocêntrica. A rainha das ciências no período medieval, foi a teologia, a rainha das ciências da modernidade é a física. O período medieval se baseava na fé; o moderno na razão. O período medieval se baseava na contemplação das verdades reveladas; o moderno, na busca da compreensão mecânica deste mundo e no pragmatismo, na transformação desse mundo. Porém conseguimos viver hoje uma mudança de época e uma fé sociológica, que tem como anteparo nossa compreensão do mundo, momento complicado se tratando de perspectiva de futuro, que continuamos a existir na modernidade porém sem perder a conexão com a fonte, divindade que é “Deus”.
4- Qual a diferença estabelecida pelo Autor entre: desenvolvimento (humano-social) e modernização (tecnológico-científica), e quais as consequências disto para o trabalho (emprego), ou desemprego e vida profissional?