Resenha - Gravidez na adolescencia
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
PSICOLOGIA SOCIAL:
Gravidez na adolescência
Campus JUNDIAÍ
2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
PSICOLOGIA SOCIAL:
Gravidez na adolescência
Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Psicologia Social, ministrada pela professora Ms. Andreia Tocchio
Campus JUNDIAÍ
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. DISCUSSÃO 6
5. REFERÊNCIAS 6
ANEXOS 6
1. INTRODUÇÃO
“Gravidez na adolescência: um novo olhar”, de Diana Dodoorian, Psicologia clínica e Psicopatologia. O artigo argumenta o aspecto sociológico e antropológico a respeito da sexualidade feminina.
A gravidez precoce vem crescendo consideravelmente tanto no Brasil como no mundo inteiro. Ao longo do texto, foi possível observar que este fato está também relacionado aos tipos de classes sociais, visto que, o maior número de grávidas na adolescência, está nas classes mais populares.
A pesquisa busca compreender qual a razão deste fato continuar crescendo significativamente, tendo em vista, que hoje temos livre acesso às informações sobre sexualidade. O estudo também focaliza o olhar sobre o que pensam as jovens a respeito de sua gravidez, verifica quais as mudanças que podem ocorrer tanto no ponto de vista psíquico como no social, e também as diferentes formas dos familiares encararem esse tipo de gravidez, de acordo com cada classe social, pois é bastante comum que este assunto seja discutido, mas pouco se sabe da opinião dos familiares e até onde a família pode estar relacionada à gravidez na adolescência.
Com o objetivo de buscar maior entendimento sobre o assunto, durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas com algumas jovens grávidas, com temas referindo-se a questões sociais de um modo geral, desde a estrutura familiar até os projetos futuros de cada