Cap tulo I
1.Os modelos de programação linear e a Investigação Operacional
A Investigação Operacional traduz o estudo e desenvolvimento de modelos de optimização que servem de apoio à tomada de decisão. Dentro do grande grupo de modelos de optimização, existe um grupo específico de modelos de gestão, designados por modelos de Programação Matemática, que permitem determinar em que condições se pode maximizar ou minimizar um dado objectivo dada a existência de um conjunto de limitações.
Os modelos de Programação Matemática, incluem por sua vez quer os modelos de Programação Linear, quer outros. No âmbito da nossa disciplina, só os modelos lineares nos interessam. Estes modelos são simples e os mais utilizados em matérias de gestão. No âmbito da disciplina, iremos estudar modelos relacionados com Produção,
Logística e Recursos Humanos.
A simplicidade dos modelos de Programação Linear deve-se ao facto de:
Qualquer expressão matemática utilizada nestes modelos ser linear;
Serem modelos que traduzem uma realidade clara e única, não deixando margem para
aproximações,
estimativas,
valores
esperados
ou
probabilidades de ocorrência.
1.1 O problema de Programação Linear
Em muitas situações da actividade profissional, quer seja empresarial ou não, somos deparados com a necessidade de atingir objectivos bem definidos. No entanto, estes objectivos encontram-se condicionados a certas limitações, nomeadamente a disponibilidades de recursos que estão ao nosso dispor para serem utilizados.
1
A maior parte dos problemas que surgem em ambientes de gestão tendem a ser resolvidos de modo intuitivo. Contudo, se perante situações simples a intuição pode funcionar bastante bem, ela tende a falhar quando a organização é de grande dimensão e o problema se apresenta mais complexo.
1.2 Aspectos a serem considerados na análise, resolução e implementação de um processo de decisão
A escolha de um determinado modelo pode ditar o