Cap tulo II
2.1 Introdução
O algoritmo do Simplex é um procedimento algébrico iterativo para resolver modelos de Programação Linear. Qualquer que seja o tipo de problema, o número de variáveis e o número ou tipo de restrições, este algoritmo pode ser-lhe aplicado, desde que verifique as cinco propriedades que assistem aos problemas de programação linear
– proporcionalidade, divisibilidade, não negatividade, aditividade e linearidade da função objectivo.
Este algoritmo traduz um conjunto de passos bem definidos e baseia-se no seguinte princípio: partindo de uma solução possível inicial, o algoritmo vai sistematicamente alterando a solução de modo a que, em cada iteração, o valor da função objectivo melhore ou, quando muito, fique na mesma. Assim, passo a passo, as sucessivas soluções possíveis, que vão sendo criadas, aproximam-se cada vez mais da solução que será óptima – aquela solução que não pode ser mais melhorada. Desta forma, num problema de maximização, de iteração para iteração, deparamo-nos com soluções que apresentam um valor da função objectivo cada vez maior, até atingir o máximo valor possível. Em problemas de minimização, por sua vez, as sucessivas soluções conferem um valor cada vez menor ao objectivo até que seja mínimo.
2.2 O Algoritmo
A resolução de um problema, utilizando o algoritmo do Simplex, constitui a base de trabalho para uma boa interpretação económica do problema. Vejamos como se resolve um problema de programação linear pelo algoritmo mencionado.
Consideremos o problema de maximização enunciado e formulado no capítulo anterior, que contém apenas duas variáveis de decisão:
12
Maximizar Z= 10x1 + 9 x2 sujeito a:
5 x1 4 x 2 200 ( Material )
4 x1 6 x 2 240 (Tempo máquina)
2 x1 x 2 70 (Tempo hom em) x1 , x2 0
Teremos que proceder a uma série de transformações para se poder aplicar o algoritmo.
Forma canónica
A aplicação do algoritmo do Simplex pressupõe que o problema esteja apresentado
num