CAP TULO I
Origens da Sociologia
A sociologia é uma ciência profundamente envolvida com a sociedade moderna. A investigação sociológica constitui um dos meios pelo qual a modernidade tomou consciência de si mesma. Este capítulo visa traçar a relação entre a emergência do mundo moderno enquanto processo de mudança histórica, e a sociologia enquanto reflexão sobre a modernidade. O texto situa alguns dos principais marcos históricos e epistemológicos responsáveis pelo surgimento do saber sociológico e destaca autores e textos que refletem sobre a gênese desta ciência. Apresenta ainda uma concepção da sociologia enquanto teoria da modernidade e termina destacando a contribuição do autor que é considerado o pai fundador desta ciência: Augusto Comte.
1- Gênese: fatores sociais e epistemológicos
A sociologia é uma forma de saber científico originada no século XIX. Como qualquer ciência, ela não é fruto do mero acaso, mas responde às necessidades dos homens de seu tempo. O saber sociológico nasce ligado a fatores históricos e sociais. Compreender o contexto no qual esta disciplina nasceu é fator fundamental para se entender as suas características atuais. A sociologia está ligado a um duplo processo que envolve:
Fatores históricos: transformações na estrutura da sociedade;
Fatores epistemológicos: transformações na maneira de pensar e abordar a realidade.
1.1- Fatores histórico-sociais
Do ponto de vista histórico-social, inúmeros fatores poderiam ser apontados como marcantes para o surgimento da sociologia. No entanto, três acontecimentos costumam ser destacados como fundamentais para este processo, pois eles afetaram diretamente as bases sociais da convivência humana. Ainda que de forma bastante esquemática, podemos dizer que esses acontecimentos são:
Revolução Industrial;
Revolução Francesa;
Revolução Científica.
O primeiro acontecimento é de ordem econômica. Os séculos XVIII e XIX presenciaram uma das mais intensas, rápidas e profundas transformações sociais que a