Cap tulo I
Neste trabalho dá-se o enfoque da construção da larga formação e experiências de alguns autores, sobre uma nova visão do conceito sobre educação de jovens e adultos. Hoje, com as transformações atuando dentro e fora do cenário globalizado às escolas procuram entender melhor a influência da aprendizagem no ambiente de trabalho e na vida.
O novo modelo que surge, privilegiando o capital intelectual decorrente de um ambiente competitivo e uma estrutura organizacional exige mudanças e uma postura mais adequada associadas com o aperfeiçoamento ao longo do tempo. A educação é complexa, construída dentro de fatores condicionalmente sociais e pedagógicos, caracterizados por um desenvolvimento decorrente de um ambiente educacional proporcionando um ensino-aprendizagem adequado às necessidades do mundo contemporâneo, onde vários critérios e premissas tornam-se aplicáveis ao desenvolvimento e as necessidades de planejamento sistemático.
1.1 A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Perspectiva Histórica
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil começou desde os tempos do Brasil colônia com a catequização dos indígenas. Naquela época, o ensino era direcionado à doutrinação mais religiosa que educacional. No Brasil Império aconteceram mudanças, reformas educacionais que defendiam a necessidade do ensino noturno para adultos analfabetos.
1.2 Difusão e Prática de Novas Ideias Pedagógicas: As Proposições de Paulo Freire
O princípio básico para que uma criança inicie o seu processo de alfabetização é a compreensão de que a escrita representa a oralidade e, conseqüentemente, o pensamento. A exposição de que a leitura e a escrita substitui os objetos, as ações, os sentimentos, é fator primordial para a um aprimoramento de uma educação inicial eficiente.
Essa descoberta é ainda mais importante para as crianças provenientes de famílias de baixa renda, pois na convivência residencial, as práticas de leitura e