palacete levy
1 - Quais são os órgãos municipais, estaduais ou federais presentes na cidade para proteger este patrimônio?
São os Órgãos Municipais que protegem este patrimônio de minha cidade. A Prefeitura de Limeira por meio das secretarias Municipais da Cultura e de Obras e Serviços Urbanos.
2 - Escolha um patrimônio e verifique se é um bem tombado por algum órgão municipal, estadual ou federal.
O prédio, localizado no centro de Limeira, foi fundado em 1881 e hoje é sede da Secretaria da Cultura da cidade.
Segue abaixo uma nota do Jornal de Limeira sobre o tombamento provisório deste prédio.
Decisão do TJ obriga tombamento do palacete
Processo é de 2005; prefeitura deve cumprir sentença.
Uma ação civil pública movida em 2005 pela ONG Defende, Instituto Macuco e Associação de Moradores do Parque Residencial Belinha Ometto, para que o Palacete Levy fosse restaurado e tombado definitivamente, teve julgamento favorável do TJ-SP (Tribunal de Justiça). A prefeitura não poderá mais recorrer e terá que cumprir a sentença. O palacete pode ser o primeiro imóvel a ser tombado pelo município.
O Palacete Levy e outros 98 prédios históricos da cidade possuem um tombamento provisório feito em 2008.
3 - Colete algumas informações a respeito de um monumento ou edificação escolhido por você em sua cidade e verifique o estado de conservação em que se encontra.
Feito com material importado da Europa, como mármore de Carrara e adornos de madeira em seu forro, o proprietário do Palacete era o capitão Sebastião de Barros e Silva, neto do Barão de Campinas e proprietário de uma grande plantação de café.
O capitão morava na fazenda Itapema, em Limeira, mas o glamour da época era ter casa na cidade. Sebastião construiu o Palacete, dedicando-o a seu grande amor, dona Gertrudes, com quem foi casado. Mas, por conta disso, endividou-se e os herdeiros se viram obrigados a vender o