Primórdios da Educação em Itápolis
Ao estudarmos a história da educação e sua evolução na cidade de Itápolis até os dias atuais procuramos acompanhar as transformações do sistema educacional local. Pesquisamos documentos e registros que compõem os acervos escolares e refletimos sobre as etapas de desenvolvimento da educação.
A pesquisa teve como foco o funcionamento das instituições de ensino do Município de Itápolis e a relevância da criação de unidades escolares em determinada época e lugar. Resgatamos a história das escolas e a evolução da educação itapolitana. Para realizar a pesquisa buscamos informações na Secretaria da Educação do Município de Itápolis, nas escolas da Rede Estadual (abrangendo o Ensino Fundamental e o Ensino médio), na Rede Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ciclo I e II), Escolas Rurais (acervo encontrado na Escola Estadual “Professora Teófila Pinto de Camargo”), Ensino Profissionalizante, Educação Complementar, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Privado (da Educação Infantil até o Ensino médio) e Ensino Superior.
Para desenvolvermos a pesquisa não estudamos somente as instituições escolares, analisamos a rede numa totalidade, ressaltando que elas funcionam conforme as normas estabelecidas pelo sistema educacional, porém, há uma flexibilização de acordo com a clientela e com as características culturais e históricas da região. Devido à flexibilização das normas, estas são refletidas com maior intensidade em alguns municípios, influenciando no funcionamento da organização escolar; em outras cidades, o sistema educacional é deixado ao descaso, pois as normas pré-estabelecidas têm o sentido real modificado devido ao impacto do movimento de espraiamento das iniciativas centrais, ou seja, há uma perda do valor real das normas devido às mudanças decididas em níveis superiores globais (federais, estaduais, municipais e político-institucionais), transformando a educação com a finalidade de adequá-la conforme as