Trabalho De Fisica
Antes de começar a falar sobre o uso de espelhos esféricos no dia-a-dia, precisamos saber quais são os tipos de espelhos curvos que serão tratados no texto:
Espelho esférico é toda e qualquer superfície espelhada (refletora), na forma de uma calota esférica. O espelho esférico pode ser côncavo ou convexo, dependendo da face onde se encontra a superfície refletora. Se a parte espelhada for interna, o espelho chama-se côncavo e se a parte espelhada for externa, então o espelho é convexo.
Nos deparamos diariamente com diversas situações em que o uso de um espelho se faz necessário, seja ele usado no retrovisor do carro, quando vamos pentear os cabelos, no elevador, etc. Vamos explicar agora, como é o uso em algumas dessas situações em que são usados os espelhos esféricos.
Uso de espelhos em telescópios: Um espelho primário côncavo é aferido por meio de um aparelho chamado " banco de Foucault ". Este aparelho possui uma fonte de luz (lâmpada) e uma rede de difração (usada para o chamado teste de Ronchi). A luz atravessa uma fenda e um feixe de luz é enviado para o espelho. O aparelho (banco de Foucault) é colocado sempre nas proximidades do raio de curvatura do espelho que corresponde ao dobro do valor da distância focal. O espelho reflete então a luz ( que passou pela fenda ) e chega até a rede de difração. Logo atrás da rede o observador aproxima seu olho para fazer a análise da superfície óptica.
Espelhos utilizados por dentistas: Os dentistas, para poder enxergar melhor os dentes de seus pacientes, utilizam espelhos côncavos. O dentista aproxima o espelho da boca do paciente, o resultado será uma imagem virtual, ampliada e direta para melhor nitidez e visualização dos dentes do paciente.
Uso de espelhos no farol de um carro: O farol do carro é construído com dois espelhos côncavos associados, a fim de se obter um feixe paralelo de luz, com alta eficiência no aproveitamento da luz emitida por