CAP TULO 3
O Papel do Técnico em Segurança do Trabalho em Frigoríficos e Trabalho de soldagem
Em frigorífico e trabalhos de soldagem existe uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina. Procuradores do Trabalho consideram o trabalho em indústrias de processamento de carne e derivados uma das atividades mais insalubres hoje no país. A partir disso, o papel do técnico em segurança do trabalho em conscientizar o trabalhador a respeito das condições e riscos ao qual está exposto é de fundamental importância.
3.1 QUANTO A CONSCIENTIZAÇÃO
A segurança do trabalho só flui na empresa através de conscientização. É necessário que a empresa adote uma linguagem clara no tocante a aos riscos e as medidas que deverão ser adotadas. Segundo o DICIONÁRIO INFORMAL, 2014, conscientização:
É o ato de estar ciente, isto é, ter conhecimento sobre algo e a partir daí, passar a refletir, julgando o que está certo ou errado em suas atitudes de tal forma que seu objetivo passe a ser a transformação de si mesmo e depois da sociedade como um todo. ¹ Na NR9 encontramos o seguinte parágrafo:
Norma Regulamentadora 9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.²
A conscientização dos funcionários é de longe a prática mais importante para uma gestão de segurança do trabalho de sucesso.
.
3.1 QUANTO A PREVENÇÃO
Prevenção de acidentes deve ser algo que contribua para o bom andamento das coisas. Atenção mais do que especial deve ser dada com trabalhos a ser realizados em espaços confinados, onde os riscos tornam-se potencialmente muito mais graves. Profissionais de frigoríficos e soldagem estão exposto à variação brusca de temperatura, à umidade, realizam movimentos repetitivos em extensas jornadas de trabalho.
3.2 SEGURANÇA PARA TRABALHOS EM FRIGORÍFICOS
A