Cap Tulo 3
Saltos de maior transformação, quando acontecem grandes progressos em um
“curto” período de tempo. Isso acontece diante de crise (guerras, catástrofes) ou quando fatores propícios se conjugam. Desenvolvimentos que marcaram o destino da humanidade: controle do fogo, domesticação de animais, agricultura, criação de cidades, imprensa, etc..
- Habilidade técnica: um diferencial humano
Humano: capaz de dar forma a objetos naturais para um determinado fim.
No Paleolítico (2milhões e 10mil a.C): construção de ferramentas usando pedra lascada, madeira, conchas, ossos. Construção utilizando técnicas rudimentares.
Com tais ferramentas era possível contruir abrigos, se defender de ataques, caçar, carnear animais, etc..
Período Neolítico (12mil anos): acontece uma revolução técnica que provoca modificações culturais caracterizado pela domesticação de animais, da agricultura, da cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. Tal revolução permitiu a organização social mais consistente.
Com a nova organização social, o homem se dedicou a novas descoberta e a obras de maior porte para manter a organização social. Exemplo: Pirâmides de
Gizé, eolíptica.
- A técnica faz diferença
Idade do bronze: utilização de metais como o cobre, estanho, ferro, bronze.
Invenção da roda e de máquinas simples. Tais inovações permitiram que a organização social fosse de uma sociedade patriarcal para cidades governadas com regras e política. Se deu a contruçaõ de templos, aquedutos, estradas e palácios. Os egípcios (principal responsável por fatos marcantes) começaram a utilizar o papiro, canalizaram a água do Nilo para irrigação. Já os povos do mediterrâneos e escandinavos desenvolviam técnicas de construção de navios, e em Jerusalém surgia um sistema subterrâneo de fornecimento de água, na China era públicado o primeiro manual de matemática, inventavam a pólvora, o foguete, a bússola magnética, o sismógrafo e observavam o céu.
Os artesãos surgiram com novas