Cap Tulo 3
Tecnocracia: Governo por especialistas técnicos.
Platão: Propôs um governo por filósofos na sua Republica. Governo por uma elite intelectual e a matemática como modelo de conhecimento. (Lembrar da Alegoria da Caverna)
A dialética filosófica era uma forma superior de conhecimento, questionava e avaliava as suposições básicas do conhecimento.
Dualismo Platônico: Forma Ideal (Conceito) Forma Sensível
Francis Bacon: Apresentou uma utopia muito mais próxima de uma tecnocracia genuína do que Platão. Por meio do conhecimento da natureza e do poder tecnológico sobre a natureza, os humanos podiam recuperar a pureza da mente e a natureza. Nova Atlântida – Sociedade ideal, onde empreendedores da noção moderna de conhecimento de ciência e engenharia tinham um papel central.
Ciência experimental e o método indutivo, teoria das fontes do erro e investigação da natureza.
Saint Simon: Apresenta uma tecnocracia plenamente desenvolvida. Onde os especialistas literalmente governam. Cientistas, técnicos industriais e banqueiros no conselho. Tinha a sociedade industrial como solução. Sacerdotes eram excluídos.
Comte: Pai do positivismo. Sociólogo também como especialista e importante. Religião e metafísica como formas de conhecimentos inferiores. Tecnocracia operando com cientistas sociais e físicos.
Lei das três etapas: 1. Teológica ou religiosa; 2. Metafísica ou filosófica; 3. Positiva ou científica.
Política como forma de ciência aplicada ou engenharia social.
Início do século XX - Termo TECNOCRACIA.
Thorstein Veblen: Estudou os economistas estadunidenses. Desperdício e ineficiência das práticas dos negócios feitas por economistas. A sociedade devia ser dirigida por engenheiros.
Howard Scott: Condicionamento do comportamento humano. Sociedade dirigida como uma máquina por especialistas engenheiros.
Tendência tecnocrática difundiu-se após o New Deal estadunidense.