Atividade 4 Lingu Stica
CURSO DE LETRAS – ESPANHOL A DISTÂNCIA
Aluno: Gabriela Filippi Chiella, Solange De Fátima Brugnera, Elisandra Bresolin.
Polo: Serafina Corrêa
Data: 13/10/2014.
Questões:
1- Reflita criticamente sobre os conceitos fonéticos e fonologia apresentados na disciplina de IELing. Para tanto, tente dizer, em poucas linhas e com tuas palavras, qual a principal diferença entre eles no interior dos estudos da fonologia, enquanto área dos estudos linguísticos.
A diferença entre as duas é que a fonética estuda os sons da fala enquanto a fonologia estuda os sons que tem a função de diferenciar os diversos significados de cada palavra. A divisão entre elas é apenas didática, porque na verdade as duas são dependentes uma da outra.
2 - Explique com suas palavras a ideia de produtividade, muito importante para a morfologia. Apresente exemplos (diferentes dos já presentes no texto):
É o conjunto de fonemas empregados nas palavras que através dos sons silabo podemos destingi-los entre si.
Ex. deslocação, desconsiderava mesário, bancário.
4 – É impossível falar em morfologia sem tratar de significado, pois a unidade lingüística típica dessa área, o morfema, é portador de significado. A partir dos exemplos apresentados no texto, faça uma reflexão sobre a contribuição do sufixo – eiro para a formação do sentido de diferentes palavras.
O sufixo –eiro contribui significativamente dando sentido na formação de diferentes palavras. Está presente na derivação de diversos nomes, principalmente na formação de palavras que designam profissões, ocupação. Na derivação de nomes como de árvores: bergamoteira. É um dos sufixos mais utilizados. Pode-se usar –eiro ou –eira. Também participa na derivação de palavras que identificam lugares: banheiro, saboneteira.