EXISTENCIALISMO EU
Nesse trabalho, será apresentado um breve resumo do livro “O existencialismo é um humanismo’’.
Sartre inicia seu livro defendendo o existencialismo perante uma série de críticas feitas a ele. Para os comunistas, o existencialismo seria uma filosofia contemplativa, contemplação essa que levaria a uma filosofia burguesa pois contemplar é um luxo. Já para os católicos, o existencialismo deixa o homem em um estado de gratuidade, onde tudo é permitido, pois se não existe Deus, não há como um homem condenar ao outro.
Nesse cenário, Sartre responde a essas criticas explicando, inicialmente o uso do termo humanismo no sentido de que toda ação é human...PEN DRIVE...
Então Sartre explica que no momento em que Deus é visto como criador, o homem se torna o produto de Deus, assim como qualquer produto fabricado. Assim, a essência de todos os homens é única, pois foi dada por Deus.
Já no século XVIII, o ateísmo dos filósofos mesmo desconsiderando a existência de Deus, não elimina a ideia de que a essência precede a existência. Para Kant, por exemplo, o homem possui uma natureza humana, que pode ser encontrada em todos os homens, logo, cada homem é um exemplo do conceito universal: o homem. Assim, a essência do homem (conceito universal) precede a existência do homem.
Para Sartre, o existencialismo ateu defendido por ele é mais coerente. Afirma que, uma vez que Deus não existe, a existência do homem precede a essência pois em um primeiro momento, o homem surge no mundo e ao longo do tempo o homem vai se definindo de acordo com as suas escolhas. Essa definição do homem a partir de suas escolhas é chamada de subjetividade.
Neste momento Sartre afirma: “o homem antes de mais nada, é um projeto que se vive subjetivamente”. Ao considerarmos o homem como projeto, nos tonamos responsáveis pela nossa essência. Não somos aquilo que queremos ser, mas somos o projeto que estamos vivendo e este projeto é uma escolha de encargo do próprio