TRABALHO DE ARTES 2
1 Introdução 2
2 Conceito. 2
3 Componentes. 2
4 Tipos de sons. 3
5 Como somos influenciados: 4
5.1 Arte 4
5.2 Qualidade de vida 4
5.3 Arquitetura 5
5.4 Tecnologia 5
6 Porto sonoro 6
7 Conclusão 6
8 Referências bibliográficas 7
1 Introdução
Neste trabalho falaremos da paisagem sonora o que é, quando e onde nasce o interesse por este tema mostrando como podemos ser influenciados e sua importância.
2 Conceito.
Paisagem Sonora é um conceito que tem origem na palavra inglesa "soundscape" que é o estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia.
Uma paisagem sonora é formada pelos diferentes sons que existem em um tipo de ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. O estudo de paisagens sonoras fazem parte da Ecologia Acústica.
O termo “soundscape” foi criado no final dos anos 60 por pesquisadores do Canadá, que tinham como líder o senhor Murray Schafer, este grupo de pesquisa formou um projeto com a finalidade inicial de estudar o meio ambiente sonoro, apesar que essa ideia de observar som natural de ambientes já era praticada por alguns músicos do século passado. Um tempo depois este grupo publicou documentos muito importante de estudo da Paisagens Sonoras e Ecologia Acústica. 3 Componentes.
Vivemos como se estivéssemos dentro de um oceano de sons, no entanto não temos consciência disto durante a maior parte do tempo e este fato incrível forma "paisagem sonora".
Uma paisagem sonora é organizada segundo o estudioso senhor Murray Schafer em três componentes.
Sons fundamentais - são os que ouvimos constantemente, criados por sua geografia e clima: água, vento, planícies, pássaros, insetos e animais.
Sinais sonoros - qualquer som que nós direcionamos nossa atenção de proposito, e estes sinais sonoros são contrários aos sons fundamentais, ou seja, os que ouvimos conscientemente. Qualquer som pode ser ouvido conscientemente
Marco sonoro - trata do som de uma comunidade e tem qualidades que faz