trabalho regi artes 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Estre trabalho tem a proposta de refletir sobre representação do feminino nas pinturas de Pablo Picasso. A partir da teoria do gênero e da sexualidade, pretendo pensar e repensar a representação do feminino na pintura moderna e relacionar assim, a posição que este ocupa na sociedade, uma vez que as representações artísticas refletem além do inconsciente do autor e da sua visão, a realidade da época.
É importante, então, pensarmos no valor que as obras de arte tem para a civilização, uma vez que são frutos do inconsciente de um individuo, sendo reveladoras de características especificas.
Isso pode ser entendido levando em conta duas dimensões: a individual e a cultural.
Na dimensão cultural, a citação é permitida por aspectos culturais, que espelham o universal do humano, contido no artista singular.
O artista representa esta cultura e, em sua obra, estão presentes aspectos singulares e universais da cultura.
Criou uma nova organização dos espaços e das estruturas.
Ele geometrizou as formas naturais.
Seus volumes coloridos expressam suas emoções.
Fragmentou o universo visual, mas nunca esqueceu o ser humano. Por vezes tomado de compulsão erótica, pintava cenas de sexo que chacoalhavam os salões de arte.
2 DESENVOLVIMENTO
O artista espanhol Pablo Picasso nascido em 25/10/1881 e faleceu em 08/04/1973, destacou-se em várias áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmicas. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século xx.
Eram pintores de uma grandeza clássica, e suas visionárias incursões pela nova arte mudaram nossa compreensão do mundo. Embora Matisse fosse o mais velho dos dois, era homem de temperamento mais cauteloso e metódico, e foi Picasso quem de inicio causou mais sensação. Matisse, assim como Rafael, era como Michelangelo, os inibia com seu