Leila M
DISCIPLINA: FLH 0649 - História da África 2014
PERÍODOS: VESPERTINO e NOTURNO
Profa. Dra. Leila M.G. Leite Hernandez.
2º. semestre de 2014.
OBSERVAÇÃO: Dada a complexidade dos temas e da bibliografia recomendo, vivamente, que esta disciplina seja cursada a partir do sétimo semestre É recomendável que esta disciplina seja cursada a partir do sexto semestre.
EMENTA E OBJETIVOS
A proposta central deste programa de História da África é a de problematizar temas de História da África desde os anos de 1870 até as independências, criando possibilidades para o desenvolvimento do espírito crítico e o interesse pela pesquisa mediante aulas dialogadas, debates e seminários direcionados à análise de leituras programadas e de fontes documentais. Tem como alvo compreender a estrutura discursiva eurocêntrica, as práticas administrativas coloniais, as resistências e conexões, a itinerância das idéias e os contornos das formas plurais do pensamento social africano.
Trabalharemos com uma perspectiva de estudos comparativa, destacando semelhanças e diferenças entre ideias e práticas produzidas na chave eurocêntrica e as ações que propõem rompê-las. Desta perspectiva decorrem os objetivos centrais desta disciplina, quais sejam: compreender a complexa dinâmica estabelecida por interdependências mútuas da história da África, Américas e Europa; identificar processos históricos, dinâmicas sociais e culturas em movimento; discutir a itinerância e a afiliação de ideias das lideranças intelectuais e políticas frente as questões relativas a situação colonial e aos nacionalismos anticoloniais independentistas. TEMAS e BIBLIOGAFIA
1) Imagens da África
COSTA E SILVA, Alberto da. “Introdução”. In Imagens da África. Da Antiguidade ao século XIX. SP: Cia. Das Letras, 2012, p.9-16.
DOCUMENTÁRIO: Mémoire entre deux rives. Frédéric Savoye e Wolimité Sié Palenfo.
Burkina Faso/França, 2002, 90 min.
2
2) Olhares africanos sobre a idéia de África
MUDIMBE, V.Y. A Ideia de África. PT: Edições