Camaleao quimico
Materiais:
* Permanganato de Potássio
* Açúcar
* Soda Caustica
Experimento:
Basta diluir uma pastilha de permanganato de potássio em cerca de 300 ml de água. Em um segundo recipiente, também com 300 ml de água, dilua três colheres de soda caustica e três colheres de açúcar.
Pegue um terceiro recipiente, de preferência de vidro e grande, e encha de água. Misture nesse vidro com água a solução diluída de soda caustica com açúcar. Depois coloque a solução de permanganato de potássio para que ocorra a reação.
Resultados:
No início da experiência o íon permanganato (MnO4–) tem a coloração violeta. Aos poucos, ele se transforma em manganato (MnO4–2), que é verde, e dióxido de manganês (MnO2), que é marrom, mas diluído tem aspecto amarelo claro.
Essa transformação química ocorre porque o açúcar, quando misturado com soda caústica, libera eletróns e o íon permaganato “pega” os eletróns liberados.
Cachoeira de Fumaça
Material:
* 1 garrafa PET de 2 litros
* folha de papel
* fósforo.
Experimento:
Cortar uma tira de papel sulfite de 20 x 10 cm. Com ela fazer um tubo com comprimento 20 cm e colocá-lo no orifício da garrafa, de modo que fiquem 5 cm dentro da garrafa; colocar fogo na extremidade exterior desse tubo de papel.
Resultados:
Enquanto o papel queima, observa-se que:
* No exterior da garrafa, a chama e a fumaça sobem.
* No seu interior, uma fumaça branca desce, formando uma “cachoeira de fumaça”.
A fumaça branca é constituída de partículas resultantes da combustão incompleta do papel. Delas faz parte, inclusive o vapor d’água que se condensou durante a troca de calor com o canudo de papel. A fumaça branca, até atingir o lado interno da garrafa, troca de calor com o papel e diminui sua temperatura. Isto provoca um aumento em sua densidade (ela fica mais “pesada”). Sob ação do campo gravitacional, a fumaça mais densa acumula-se na parte inferior da garrafa.
O trajeto da fumaça do cigarro no corpo humano Assim como