Projeto de um Reator em Batelada 1
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS – DEQ 04
Alisson Martins da Costa
Diego Batista Corsini
Leonardo Bruno Honório Ramos
Raphael Mendes Salles da Fonseca
PROJETO DE UM REATOR EM BATELADA
POÇOS DE CALDAS
JANEIRO/ 2014
Alisson Martins da Costa
Diego Batista Corsini
Leonardo Bruno Honório Ramos
Raphael Mendes Salles da Fonseca
PROJETO DE UM REATOR EM BATELADA
Relatório
desenvolvido
como
parte
das
exigências da disciplina de Engenharia das
Reações Químicas (DEQ04)
Docente: Giselle P. Sancinette
POÇOS DE CALDAS
JANEIRO/ 2014
1. INTRODUÇÃO
O reator em batelada é um tipo de reator tanque com agitação mecânica, o qual todos os reagentes são introduzidos de uma vez só, ou seja, não admite entrada nem saída de reagentes ou produtos durante o processo de reação. O conteúdo do reator é misturado completamente. Posteriormente, os produtos obtidos também são descarregados de uma vez só. As variáveis como temperatura e concentração não variam com a posição dentro desse tipo de reator, mas variam com o tempo. (FOGLER, 2008)
O reator batelada é mais utilizado para operações em pequena escala e processos que são difíceis de converter em operações contínuas, como, teste de novos processos que ainda não foram completamente desenvolvidos e fabricação de produtos caros. Permite também que altas conversões possam ser obtidas, deixando o reagente no reator por um longo período de tempo (FERREIRA, 2000).
Esse processo possui um custo menor comparado com o processo contínuo, sendo preferíveis quando se está testando um produto novo, já que a capacidade de conversão é baixa. Existe também uma flexibilidade de operação no mesmo reator, podendo-se obter produtos diferentes (FOGLER, 2008).
Há também algumas desvantagens como: a qualidade do produto é considerada mais variável em relação ao reator de operação contínua; inviabilidade na produção em grande escala; está associado a alto custo