Proteção em eletricidade
Trabalho executado com intuito de aprendizagem e amostragem das medidas de prevenção contra incêndio e explosão em eletricidade segundo a NR10. Citaremos trechos da norma atentando para os detalhes mais importantes.
Proteção Contra Incêndio e Explosão
MEDIDAS PREVENTIVAS segundo a NR-10 As principais medidas coletivas e preventivas contra o risco de contato com eletricidade são: * Desenergização; * Tensão de segurança; * Seccionamento Automático da alimentação; * Isolamento por obstáculos e barreiras; * Aterramentos Elétricos e Equipotencialização; * Sinalizações de identificação e advertência; * Bloqueio do religamento automático; * Isolação das partes vivas; * Dispositivos a correntes de fugas.
NR 10.9 * 10.9.1 As áreas onde houver instalações ou equipamentos elétricos devem ser dotadas de proteção contra incêndio e explosão, conforme dispõe a NR 23 – Proteção Contra Incêndios.
A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT. O referido artigo, especificamente no inciso IV, dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização. Todos os locais de trabalho deverão possuir: a) proteção contra incêndio;
b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
* 10.9.2 Os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto