Comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor no processo de compra de carro Seminovo – Locadoras de Veículo.
Dyogo Schroeder
Alexandre Spovalori
Marcio Oberti
Bibiana Rigo
Junho/2012
Comportamento do Consumidor no processo de compra de carro seminovo.
Iniciamos nossa pesquisa de forma aberta (Quantitativa) com uma base de 06 consumidores de veículos seminovos.
Ao analisar as pesquisas realizadas, constatamos que o processo de compra de um carro seminovo tem como iniciador o próprio usuário. Constatamos também que a compra de um carro seminovo é um processo mais racional do que emocional, buscando atender as necessidades de Segurança e Social. Conforme a opinião do Entrevistado n°2 (40 Anos – Administrador) que decide sua troca de carro com base na KM rodada, optando por trocá-lo por um outro seminovo com baixa km. Outro exemplo é o entrevistado n°5 (Vendedor – 34 Anos) que norteia sua escolha pelo seminovo buscando baixo custo de manutenção e menor desvalorização na revenda.
A questão preço é um dos influenciadores externos para quem procura adquirir um veículo seminovo.
Os homens não têm o habito de solicitar ajuda externa no momento da escolha, diferente das mulheres, que optam sempre por suporte e apoio masculino. Neste caso os homens têm como influenciador interno aprendizado e Memória e as mulheres o influenciador externo grupo de referência.
O reconhecimento da necessidade de compra se dá na maioria dos entrevistados pela necessidade de troca do veículo devido ao desgaste do mesmo e o termino do financiamento anterior não serve de motivador para a troca de veículo.
Percebemos também que os homens tem maior resistência a compra de carros de locadoras de veículos, algo não mencionado (e sem influencia) no perfil feminino.
A busca de informação está concentrada em fontes publicas (Internet, Jornal) e Fontes Pessoais. Ficou evidente, na pesquisa