Protecao da eletricidade
A origem da maioria dos acidentes elétricos está relacionada com a falta de informação, ou imprudência, de quem trabalha e utiliza recursos elétricos.
Causas de acidentes elétricos:
• Desconhecimento ou falta de formação para lidar com os riscos elétricos;
• Aparelhos e instalações em condições deficientes;
• Subestimação dos riscos.
Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão
As Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT), estabelecidas pela Portaria nº 949-A/2006, definem as normas pelas quais o estabelecimento e a exploração das instalações elétricas, assim como a utilização de energia, devem ser regidas.
Estas regras visam garantir a segurança de todos os utilizadores mas também assegurar que há condições para que as atividades económicas se desenvolvam, reduzindo ao máximo os danos materiais.
Principais Perigos Elétricos
Os principais perigos elétricos resultam do contacto entre pessoas com a corrente elétrica. Estes podem acontecer de forma direta, ou indireta, sendo que as consequências do contacto com a energia elétrica podem resultar em queimaduras graves e mesmo morte.
Contacto Direto: Acontece quando um indivíduo entra em contacto com uma parte ativa de um circuito que está sob tensão. É o tipo de contacto que acontece quando alguém toca num elemento condutor de um circuito. Ex: Quando ao furarmos uma parede o berbequim atinge uma ligação elétrica.
Contacto Indireto: Acontece quando um indivíduo entra em contacto com massas (partes metálicas) acidentalmente sob tensão. Ocorre, por exemplo, quando se toca na cobertura metálica de uma máquina elétrica que por deficiência no isolamento está sob tensão elétrica. Este tipo de contacto resulta de falhas