camaleao quimico
Permanganato é lentamente reduzido em açúcar em ambientes alcalinos. O açúcar é um composto orgânico, tendo diversos grupos OH, ligados a átomos de carbono, que também possuem um átomo de hidrogénio ligado directamente a ele. Tais compostos orgânicos, contendo C (H) (OH) - estruturas (grupos de álcoois secundários) são facilmente oxidados.
A estrutura de açúcar é mostrado a seguir:
A oxidação da o-C (H) (OH) - estrutura é como se segue, onde o grupo álcool é oxidado a um grupo cetona:
C (H) (OH) - + 2OH- → C (= O) - + 2H2O + 2e
Esta reacção necessita de iões de hidróxido. A velocidade observada de facto, a reacção é fortemente em função da concentração de hidróxido de sódio. Quando uma grande quantidade de hidróxido de sódio é dissolvido, por exemplo uma colher de chá cheia de sólidos, em seguida, a primeira parte da reacção demora apenas alguns segundos, em vez de dezenas de segundos.
Em ambientes alcalinos, iões de permanganato primeiro é reduzido para iões de manganato:
MnO4- + e → MnO42-
A esquerda é roxo profundo, o direito é verde profundo. Quando ambos estão presentes, então a luz na extremidade vermelha do espectro, é absorvida pelo manganato verde, e ao mesmo tempo, a luz na extremidade azul do espectro é absorvida pelo permanganato de violeta. Esta combinação de absorção tornar a solução quase preto aparece, por conseguinte, o escurecimento no início da experiência. Quando quase todo o permanganato é reduzido para manganato, em seguida, o líquido ficar bem verde profundo.
Quando houver excesso de açúcar, em seguida, o manganato, por sua vez é reduzida ainda mais, como se segue:
MnO42- + 2H2O + 2e → MnO2 + 4OH-
Nas concentrações muito baixas, utilizadas nesta experiência, o MnO2 não precipitar, mas uma solução coloidal de MnO2 hidratado é formada, que permanece límpida. Hidratado MnO2 é marrom, mas em concentrações baixas, utilizadas neste experimento, é mais