Camaleão Quimico
O permanganato de potássio você encontra nas farmácias. É bem baratinho. O açúcar e a soda caústica são fáceis de encontrar nos supermercados ou mercearias.
Para essa experiência, basta diluir uma pastilha de permanganato de potássio em cerca de 300 ml de água.
Em um segundo recipiente, também com 300 ml de água, dilua 3 colheres de soda caustica e 3 colheres de açúcar.
Muito cuidado com a soda caústica, pois ela é corrosiva!
Pegue um terceiro recipiente, de preferência de vidro e grande, e encha de água. Será nesse pote que você poderá apreciar as mudanças de cor.
Misture nesse vidro com água a solução diluída de soda caústica com açúcar. Depois coloque a solução de permanganato de potássio para que ocorra a reação.
Confira o que acontece. No início da experiência o íon permanganato (MnO4–) tem a coloração violeta. Aos poucos, ele se transforma em manganato (MnO4–2), que é verde, e dióxido de manganês (MnO2), que é marrom, mas diluído tem aspecto amarelo claro.
Essa transformação química ocorre porque o açúcar, quando misturado com soda caústica, libera eletróns e o íon permaganato “pega” os eletróns liberados.
Discussão dos resultados
Permanganato é lentamente reduzido em açúcar em ambientes alcalinos. O açúcar é um composto orgânico, tendo diversos grupos OH, ligados a átomos de carbono, que também possuem um átomo de hidrogénio ligado directamente a ele. Tais compostos orgânicos, contendo C (H) (OH) - estruturas (grupos de álcoois secundários) são facilmente oxidados.
A estrutura de açúcar é mostrado a seguir:
A oxidação da o-C (H) (OH) - estrutura é como se segue, onde o grupo álcool é oxidado a um grupo cetona:
C (H) (OH) - + 2OH - → C (= O) - + 2H 2 O + 2e
Esta reacção necessita de iões de hidróxido. A velocidade observada de facto, a reacção é fortemente em função da concentração de hidróxido de sódio.