Eações químicas – camaleão químico e cristais roxos.

597 palavras 3 páginas
Reações Químicas – Camaleão Químico e Cristais Roxos.

Relatório de Aula Pratica –

Resumo.

Realizados dois experimentos de química, com o reagente Permanganato de potássio, no qual, fez transformações nas mesmas. Essas transformações químicas ocorrem porque à liberação de elétrons e o íon permanganato “pega” os elétrons liberados.

Palavras Chave: Experimento, Transformações, Permanganato de potássio.

Introdução.

Foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou para a cor violeta devido à formação do permanganato de potássio. O Permanganato de Potássio é um álcali caustico (KMn04), que oxida a matéria orgânica, não sendo um remédio, mais um agente oxidante e desinfetante de amplo espectro. Dissolvido na água forma o íon permanganato (MN04-) e o dióxido de manganês (Mn02). Essa reação libera dois átomos de oxigênio que reagem agressivamente com outras moléculas orgânicas, alterando suas estruturas e propriedades.

Materiais e Métodos:

Para realização dos experimentos foram utilizados os seguintes materiais:

- Béquer
- Bastão de vidro
- Erlenmeyer
- Proveta
- Permanganato de potássio
- Água
- Açúcar
- Soda caustica
- Sal

Lembrando que no laboratório de química sempre devemos usar:

- Jaleco
- Óculos
- Luvas

Procedimentos:

o Camaleão Químico:
Para o primeiro experimento foi feito os seguintes procedimentos:
- Colocado água no béquer (300 ml) com 3 colheres de soda caustica e 4 colheres de açúcar. No erlenmeyer foi inserido o comprimido de permanganato de potássio. Então foram colocados os componentes do béquer no erlenmeyer, aonde o comprimido não se dissolve. A água ficou roxa no primeiro instante e depois a cor foi ficando mais forte. Na proveta foi adicionada água, soda e açúcar já dissolvidos na qual foi colocado à

Relacionados