Relatório de física
Campus Palmas
Laboratório de Física II
PRÁTICA 3: REFRAÇÃO DE ONDAS PLANAS
Curso: Licenciatura em Física
Turma: 2010/02
Docente: Profº Dr. Márcio Boer
Palmas, 10 de Agosto de 2010. INTRODUÇÃO
Denomina-se onda uma perturbação que se propaga num meio (RAMALHO, 1940). Através da atividade experimental, mostrar a refração de ondas.
OBJETIVOS
- Estudar a refração de ondas bidimensionais.
MATERIAIS
- Cuba de ondas.
TEORIA
Refração é o fenômeno que ocorre quando uma onda passa de um meio para outro de características distintas, tendo sua direção desviada.
Independente de cada onda, sua frequência não é alterada na refração, no entanto, a velocidade e o comprimento de onda podem se modificar.
Através da refração é possível explicar inúmeros efeitos, como o arco-íris, a cor do céu no pôr-do-sol e a construção de aparelhos astronômicos.
A refração de ondas obedece duas leis que são:
• 1ª Lei da Refração: O raio incidente, a reta perpendicular à fronteira no ponto de incidência e o raio refratado estão contidos no mesmo plano. • Lei de Snell: Esta lei relaciona os ângulos, as velocidades e os comprimentos de onda de incidência de refração, sendo matematicamente expressa por: [pic]
Aplicando a lei:
[pic]
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Montou-se a cuba de ondas conforme o esquema de montagens e ajustou-se a distancia do espelho ao anteparo de projeção em aproximadamente 1,5m. Colocou-se aproximadamente 3mm de água na cuba e ajustou-se o nível movimentando as sapatas niveladoras na base do quadro de sustentação da cuba. Fixou-se o excitador plano no vibrador e ajustou-se para ficar na superfície da água. Ligou-se o vibrador girando o potenciômetro vagarosamente até que